Revista Mineira de Contabilidade passa para B3 na classificação da Qualis

Publicado em: 28 | 12 | 2016

A Revista Mineira de Contabilidade (RMC), periódico editado pelo Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG), foi requalificada com novo estrato em avaliação da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O periódico, que antes era classificado como B5, passou para B3 na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo.

A melhora na classificação é resultado de um esforço para o aprimoramento dos processos pelo qual a RMC vem sendo submetida nos últimos 3 anos. Entre os principais avanços, destacam-se: a recomposição de toda equipe editorial, privilegiando titulações de doutorado; a adequação das diretrizes de publicação às boas práticas de divulgação científica da Associação Nacional de Programas de Pós-graduação e Pesquisa em Administração (Anpad); a mudança na avaliação dos artigos, que passou a ser por áreas do conhecimento, dividida em duas fases (desk review e blind review); a utilização do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), quando a revista passou a ser disponibilizada em formato eletrônico e aberta a toda comunidade e a indexação da revista e seus objetos digitais em bases de periódicos científicos nacionais e internacionais.

O Qualis é o conjunto de procedimentos utilizados pela Capes para classificar a produção científica dos programas de pós-graduação no que se refere aos artigos publicados em periódicos científicos. Com isso, mede-se a qualidade dos artigos e de outros tipos de produção a partir da análise da qualidade dos periódicos. Os estratos de qualidade vão de A1, estrato mais alto, passando por A2, B1, B2, B3, B4 e B5, até C, com peso zero.

A melhor avaliação da qualidade dos artigos publicados na revista aumenta a visibilidade da RMC junto à comunidade científica, assim como fortalece o nome do CRCMG. Com isso, a RMC reafirma sua missão de disseminar o conhecimento contábil entre os profissionais da área.

O processo de melhorias continua em 2017, por meio de indexações, captação de artigos de qualidade, revisores por temática, etc.

Envie seu artigo à RMC

A RMC publica artigos técnicos e tecnológicos, resenhas e casos de ensino nos idiomas português, espanhol e inglês. Portanto, não deixe de enviar seu trabalho para avaliação em 2017 e faça parte deste projeto!

Acesse revista.crcmg.org.br para mais informações.