Contabilizando Para o Cidadão

Apresentação

Com o projeto “Contabilizando para o Cidadão”, o CRCMG divulga dados sobre a gestão pública, traduzidos em uma linguagem mais simples. Com isso, o Conselho possibilita aos cidadãos visualizar as receitas e despesas de diversas esferas públicas, contribuindo para a transparência e o controle social.

Por meio da exploração dos dados disponibilizados nos portais de transparência dos municípios, estados e do governo federal, são realizadas análises e criados indicadores sobre a situação desses entes públicos, para que o cidadão possa entender o funcionamento das finanças públicas (arrecadação, orçamento, aplicação dos recursos, limites, regras, LRF), além de compreender os termos técnicos utilizados nas publicações sobre o assunto (receita, despesa, orçamento, superavit/deficit, PPA/LDO/LOA, resultado primário, RPPS, limites da LRF).

O projeto “Contabilizando para o Cidadão” foi uma iniciativa do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), visando facilitar o entendimento da sociedade quanto às contas públicas, adotado, também, pelo CRCMG, tendo em vista sua importância para a sociedade.

Neste primeiro momento, o CRCMG apresentará somente seus próprios dados. Posteriormente, passarão a ser divulgadas as informações dos entes federativos (munícipios, estado e união).


Objetivos

Elaborar e divulgar informações sobre a situação da gestão e finanças públicas, em linguagem de fácil compreensão. Desenvolver nos cidadãos a capacidade de análise crítica sobre a gestão e finanças públicas.
Facilitar o monitoramento das finanças públicas dos entes públicos, fortalecendo a transparência e o controle social.