Eventos do CRCMG
Seminários anos anteriores
Evento Data/Hora Endereço Inscrição
SEMINÁRIO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E CAPACITAÇÃO DO TRIÂNGULO MINEIRO, EM UBERLÂNDIA

Programação

PONTUAÇÃO – EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA

Auditor: 5 pontos

Responsável Técnico: 5 pontos

Previc: 3 pontos

Perícia: 5 pontos

 

 

PROGRAMAÇÃO:

8h – Credenciamento

8h45min – Abertura

9h – Palestra “NBC TG 1.000 – uma reflexão da Norma Brasileira”

Palestrante: Alexandre Queiroz de Oliveira - Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais, graduado em Ciências Econômicas e Ciências Contábeis. Tem 25 anos de experiência em auditoria, pela PricewaterhouseCoopers, onde atuou como diretor, e pela Mazars, como sócio internacional de auditoria. Atualmente, é conselheiro do CRCMG, coordenador da Comissão de Educação Profissional Continuada no CRCMG e professor universitário na Faculdade Ibmec.

10h30min – Coffee break

11h – Palestra “Gestão de uma organização contábil, processos, pessoas e plataforma”

Palestrante: Márcia Ruiz Alcazar - Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP)

12h – Almoço

13h30min – Palestra “eSocial, EFD-Reinf e DCTFWeb - como gerir essas informações”

Palestrante: José Adriano Pinto - contador com MBA em Tecnologia da Informação pela FGV, com mais de 30 anos de atuação nas áreas contábil e tributária; coordenador e professor de MBA em Conformidade Fiscal na BlueTax; palestrante e coordenador científico na BlueTax; professor de MBA na FAI/Ipecont; ex-professor de MBA na FGV-SP, PUC Minas e Ipog; blogueiro e sócio-diretor na AllSped.

15h - Coffee break

15h30min – Palestra "Compliance: mitos e aplicações" 

Palestrante: Vinicius Marins - procurador municipal, advogado com atuação em compliance e consultoria em Direito Público em Belo Horizonte e Brasília e professor dos programas de educação executiva da Dom Cabral, nas áreas de governança estatal, compliance e aspectos jurídicos da governança.

17h – Atração cultural: “Francisco de Assis - do rio ao riso”Patrocinado pela empresa Alterdata Software e pela Associação da Rede de Contabilistas Consultores - Rede Integrar

Ator: Carlos Nunes

18hEncerramento

 

24/08/2018 Gran Executive Hotel - Rua Natal, 1.415, bairro Tibery – Uberlândia/MG

Avaliação e Certificado

SEMINÁRIO DE DESENVOLVIMENTO E CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL DO NORTE DE MINAS, EM MONTES CLAROS

Programação

Local: Auditório da OAB Montes Claros

Rua Dr. Walter Ferreira Barreto, 154, Ibituruna

PONTUAÇÃO – EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA
Auditor: 6
Responsável Técnico: 6
Perícia: 6

13/9/2018 - Seminário de Desenvolvimento e Capacitação Profissional no Norte de Minas em Montes Claros

 

18h30min – Credenciamento

19h30min – Abertura

20h – Palestra “A missão do contador e sua carreira no mundo em transformação - risco ou possibilidade de expansão”, com a palestrante Cristina Márcia de Oliveira Mendes, que trabalhou por 27 anos em funções de liderança e direção. Coordenou o núcleo de Minas Gerais do Programa Nacional de Modernização de Controles do Banco Mundial (Promoex), durante cinco anos

21h – Encerramento

 

 

14/9/2018 - Seminário de Desenvolvimento e Capacitação Profissional no Norte de Minas em Montes Claros

 

08h às 11h – Minicurso: Demonstrações do Fluxo de Caixa - Conceitos e Aplicações, com o palestrante Prof. Dr. Wagner de Paulo Santiago

14h – Palestra “Observatório Social do Brasil - A Serviço da Cidadania”, com o palestrante Ney da Nobrega Ribas, que é empresário e industrial das áreas de cadeia de suprimentos automotivos e de gráficas, com empresas em três cidades paranaenses, e presidente do Observatório Social do Brasil (OSB)

15h – Palestra “NBC TG 1.000 - uma reflexão da Norma Brasileira”, com o palestrante contador Luciano Perrone

16h – Coffee break

16h30min – Palestra “Compliance Tributário sob a ótica da empresa e do Fisco”, com os palestrantes:

- Professor José Adriano Pinto - contador com MBA em Tecnologia da Informação pela FGV, com mais de 30 anos de atuação nas áreas contábil e tributária; coordenador e professor de MBA em Conformidade Fiscal na BlueTax; palestrante e coordenador científico na BlueTax; professor de MBA na FAI/Ipecont; ex-professor de MBA na FGV-SP, PUC Minas e Ipog; blogueiro e sócio-diretor na AllSped

- Felipe Araújo Florêncio – delegado da Receita Federal em Montes Claros

17h30min – Apresentação Cultural

18h30min – Encerramento

 

13/09/2018 à 14/09/2018
18:30 às 21:00
Local: Auditório da OAB Montes Claros Rua Dr. Walter Ferreira Barreto, 154, Ibituruna

Avaliação e Certificado

SEMINÁRIO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E CAPACITAÇÃO DO LESTE DE MINAS, EM CARATINGA 05/10/2018 Auditório Professor Celso Simões Caldeira do Centro Universitário de Caratinga (Unec) Rua Moacir de Matos, 49, Centro, Caratinga – MG

CERTIFICADO E AVALIAÇÃO

Seminário Regional de Participação e Controle Social - CGU e CFC - Minas Gerais

Programação

Programação:

8h30min – Credenciamento dos participantes

9h – Solenidade de Abertura: Rosa Maria Abreu Barros – Presidente do CRC/MG, Eduardo Martins de Lima – Controlador-Geral do estado de Minas Gerais,Cláudio Couto Terrão – Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Gilberto Waller Júnior – Ouvidor Geral da União (OGU/CGU), Breno Barbosa Cerqueira Alves – Superintendente da Controladoria-Regional da União no Estado de Minas Gerais.

9h30min - O papel das ouvidorias como instrumento de proteção do usuário de serviços públicos. Palestrante: Gilberto Waller Júnior – Ouvidor Geral da União (OGU/CGU).

10h30min - Ouvidorias em rede e a experiência do Programa de Fortalecimento das Ouvidorias. Palestrante: Representante da OGU.

11h30min – Fórum de discussões

12h – Almoço

14h - Ouvidorias Públicas para o fortalecimento da gestão. Palestrantes: Mário Vinícius Claussen Spinelli – Ouvidor-Geral da PETROBRAS, Érico Nogueira de Sousa – Ouvidor de Fazenda, Patrimônio e Licitações Públicas do Estado de Minas Gerais, mediadora: Conceição Policarpo

15h30min – Coffe break

16h - Transparência, Participação e Controle Social. Bruno Brandão – Diretor-Executivo da Transparência Internacional no Brasil, Joara Marchezine - Coordenadora do programa de Acesso à Informação da ONG ARTIGO 19, mediadora: Leice Maria Garcia

17h30min - Encerramento

 

16/10/2018
08:30 às 17:30
Auditório do CRCMG - Rua Cláudio Manoel, 639, Savassi

Avaliação e Certificado

SEMINÁRIO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E CAPACITAÇÃO DO SUL DE MINAS, POUSO ALEGRE

Programação

8h - Credenciamento

 

8h30min - Abertura

 

9h - Palestra “Inovar para evoluir nas organizações contábeis”, com o palestrante Helbert Ferreira Macedo, que é entusiasta do mercado contábil e das transformações que acontecem a partir dele. Gerente de Relações Institucionais da Mastermaq Software, a qual viabiliza produtos e serviços transformadores, com experiência em centenas de projetos de integração.

 

10h30min - Coffee break

 

11h - Palestra “EFD-Reinf e DCTFWeb - como gerir essas informações”, com o palestrante Filemon Oliveira, que é professor de graduação e pós-graduação; coordenador de pós-graduação na BSSP Centro Educacional; sócio diretor na Olis Consultores e Auditores Associados; sócio diretor na Dhesco Treinamento e Consultoria Ltda.; possui MBA em Controladoria e Auditoria; é especialista em Gestão Financeira; bacharel em Contabilidade; conselheiro no CRCMG (gestão 2016-2019); membro do Grupo de Revisão e Simplificação Tributária do Estado de Minas Gerais; ex-membro do Grupo de Trabalho Tributário do CRCMG (gestão 2014-2017); articulista e palestrante.

 

 

 

12h30min - Almoço

 

14h – Palestra “RFB: a importância do compliance na era do eSocial”, com José de Carvalho Filho, que é auditor fiscal da Receita Federal do Brasil, chefe da Seção de Fiscalização da DRF de Varginha, Bacharel em Ciências Contábeis, especialista em Auditoria e professor universitário.

 

15h30min - Coffee break

 

16h - Palestra "Desafios e oportunidades na profissão contábil”, com o palestrante Matheus Ramos Trolesi, que é contador e coordenador da Comissão Estadual do Jovem Contabilista e da Integração Estudantil.

 

17h30min - Encerramento

 

26/10/2018 Marques Plaza Hotel - Avenida Prefeito Tuany Toledo, 801, Fátima II

Avaliação e Certificado

SEMINÁRIO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E CAPACITAÇÃO DA REGIÃO METROPOLITANA, EM BELO HORIZONTE

Programação

Pontua no Programa de Educação Profisisonal Continuada

Auditor: 5
Responsável Técnico: 5
Perícia: 5

8h - Credenciamento

 

8h30min - Abertura

 

9h - Palestra “NBC TG 1000 – UMA REFLEXÃO DA NORMA BRASILEIRA”, com o palestrante Benjamim Cristobal Mardine Acuña - Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP). Possui certificado em contabilidade internacional (IFRS) pelo Institute of Chartered Accountants in England and Wales (ICAEW). Membro da Comissão de Elaboração do Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). É professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), instrutor para certificação em IFRS e professor convidado em cursos de pós-graduação. Já atuou como coordenador do curso de Pós-graduação e de graduação, como consultor contratado de órgãos governamentais de apoio ao desenvolvimento empresarial, como coordenador administrativo e financeiro de concessionária de distribuição de energia elétrica, como proprietário de escritório contábil e como consultor externo de diversas empresas.

 

10h30min - Coffee break

 

11h – PALESTRA “INOVAR PARA EVOLUIR NAS ORGANIZAÇÕES CONTÁBEIS”, com o palestrante Helbert Ferreira Macedo, que é entusiasta do mercado contábil e das transformações que acontecem a partir dele. Gerente de Relações Institucionais da Mastermaq Software, a qual viabiliza produtos e serviços transformadores, com experiência em centenas de projetos de integração.11h – Palestra: Compliance Tributário ”, com Orlando Soares dos Santos, que é atualmente superintendente adjunto da receita federal do Brasil Sexta Região Fiscal e auditor-Fiscal.

 

12h30min - Almoço

 

14h – Palestra: Compliance Tributário ”, com Contador Orlando Soares dos Santos, que é atualmente Superintendente – Adjunto da Receita Federal do Brasil - Sexta Região Fiscal e Auditor-Fiscal.

 

15h30min - Coffee break

 

16h - Palestra “Ética, cidadania e corrupção”, com o palestrante Alexandre Queiroz de Oliveira, que é Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais, graduado em Ciências Econômicas e Ciências Contábeis. Tem 25 anos de experiência em auditoria, pela PricewaterhouseCoopers, onde atuou como diretor, e pela Mazars, como sócio internacional de auditoria. Atualmente, é conselheiro do CRCMG, coordenador da Comissão de Educação Profissional Continuada no CRCMG e professor universitário na Faculdade Ibmec. 

 

18h – Encerramento

 

 

21/11/2018
08:00 às 18:00
Dayrell Hotel - Rua Espírito Santo 901, Centro, Belo Horizonte

Avaliação e Certificado

 

III SEMINÁRIO DE AUDITORIA E CONTROLADORIA

Programação

III SEMINÁRIO DE AUDITÓRIA E CONTROLADORIA 

PROGRAMAÇÃO:

8h - Credenciamento

8h30min - ABERTURA – Presidente do CRCMG

9H – PAINEL: “OS DESAFIOS PROFISSIONAIS FRENTE À QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL”

  • Paulino Meira - Membro da Comissão de Auditoria e Normas Contábeis da Abrasca   

10h30min – COFFEE BREAK

  • 11:30h - PAINEL: PRINCIPAIS IMPACTOS DOS PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS NO MERCADO

    • Membro da Comissão Especial de Estudos Técnicos sobre (IFRS)

12h30min – INTERVALO PARA ALMOÇO

14H – PAINEL: O NOVO RELATÓRIO DO AUDITOR (PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS)

  • Madson de Gusmão Vasconcelos – Gerente de normas de auditoria da CVM

 15h30min – COFFEE BREAK

16H – PAINEL: “ASPECTOS RELEVANTES DA ADOÇÃO IFRS9 – CPC 48”

  • Rogério Xavier Magalhães – Ernst & Young Auditores Independentes

17h30min – PALESTRA MAGNA – CENÁRIO ECONÔMICO DO BRASIL

  • Rita Mundim – Mestre em Administração, especialista em economia, comentarias da rádio Itatiaia

18h30min – ENCERRAMENTO

 
 
Pontua no Programa de Educação Profisisonal Continuada
 
AUD: 8; SUSEP: 8; RT-PROGP:8; PREVIC: 8; PERITOS:8
07/12/2018
08:00 às 18:30
Auditório do CRCMG - Rua Cláudio Manoel, 639, Savassi

Certificado e Avaliação