História da Contabilidade

Painel: Contabilidade – Passado, Presente e Futuro

O painel “Evolução da Contabilidade”, que hoje decora o hall de entrada do CRCMG, foi criado pelo artista plástico Sinval Fonseca, que pesquisou sobre o tema através de visitas ao museu de contabilidade do CFC, em Brasília, e de entrevistas com o Professor Doutor Antônio Lopes de Sá. Cada quadro do Painel simboliza uma fase da história, descritas abaixo:

Origem da Contabilidade / Contabilidade do Mundo Antigo

A Contabilidade existe desde os primórdios da civilização e, durante um longo período, foi tida como a arte da escrituração mercantil. Utilizava técnicas específicas, que foram sendo aperfeiçoadas e especializadas, sendo algumas delas aplicadas até hoje. Equivale ao período que se inicia com a civilização do homem e vai até 1202 da era Cristã, quando apareceu o LIBER ABACI, de autoria de LEONARDO PISANO.

Contabilidade do Mundo Medieval

Período que vai de 1202 da era Cristã até 1494, quando apareceu o TRATACTUS DE COMPUTIS ET SCRIPTURIS (contabilidade por partidas dobradas), de FREI LUCA PACIOLO, publicado em teoria dos números positivos e negativos, obra que contribuiu para inserir a contabilidade entre os ramos do conhecimento humano.

Contabilidade do Mundo Moderno / Contabilidade do Mundo Científico

Período que vai de 1494 até 1840, com o aparecimento da obra LA CONTABILITÁ APPLICATTA, obra marcante na história da contabilidade, premiada pelo governo da Áustria. O período científico inicia-se em 1840 e continua até hoje. Obs: Embora as alegorias e símbolos inseridos no painel não representem cópia fiel de representações existentes, decorrem de livre interpretação, até porque no mundo fenomênico das artes não se estabelecem limites à pesquisa.

A primeira reunião aconteceu no escritório do Contador Miguel Pereira, no dia 28 de dezembro de 1946. Neste dia, compareceram sete profissionais: Miguel Pereira de Lacerda, José Marques Guimarães, Alberto Noce, Afonso Coutinho, Jader Teixeira de Assis, José Gonçalves Cota, e outro cuja assinatura ficou ilegível.

Datas Comemorativas

  • Dia 12 de janeiro – Dia do Empresário Contábil
  • Dia 25 de abril – Dia do Profissional da Contabilidade
  • Dia 21 de setembro – Dia de São Mateus (Patrono do Profissional da Contabilidade)
  • Dia 22 de setembro – Dia do Contador

Para pesquisas ou consultas, entre em contato através do e-mail: [email protected] ou pelo telefone: (31) 3269-8486