Capanhha do CRCMG

Seja bem-vindo à página da campanha Fique em Dia na Profissão e na Vida.

A Campanha

A Campanha Fique em Dia na Profissão e na Vida foi idealizada pelo Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG) e tem como objetivos:

  • Reforçar que, para atuar como profissional da Contabilidade, é obrigatório o registro, bem como que o profissional deve se manter em dia com o Conselho para o exercício regular da profissão.
  • Informar aos profissionais da Contabilidade a real missão do CRCMG, assim como as ações desenvolvidas em prol da fiscalização e do desenvolvimento profissional.
  • Aproximar o profissional registrado do CRCMG, de forma a obter maior participação nos cursos, eventos e palestras promovidos pelo Conselho.
  • Informar aos profissionais as suas obrigações no que se refere ao exercício da profissão contábil (registro ativo, pagamento da anuidade, participação nas eleições, programa de educação continuada).
  • Orientar os profissionais quanto à responsabilidade na emissão de documentos, como, por exemplo, a Decore.
  • Alertar os profissionais sobre a importância de manter o seu cadastro atualizado no CRCMG.
  • Incentivar o registro dos formandos de Ciências Contábeis, para o exercício legal da profissão.
  • Informar aos empresários e à sociedade em geral a importância de contratar um profissional da Contabilidade em situação regular com o CRCMG.
  • Diminuir o número de abertura de processos ético-disciplinares e de fiscalização, através de orientação e informações sobre a profissão.

Público-alvo

Com foco nos profissionais da Contabilidade, estudantes de Ciências Contábeis e empresários, as mensagens sugerem que os profissionais façam uma pausa para refletir sobre a importância de se manterem em dia com atividades cotidianas importantes, como a vida em família, os planos pessoais e a vida profissional.

Conheça as ações realizadas pelo CRCMG. Acesse aqui o Relatório de Atividades.

Peças criadas para a campanha

Profissional de Contabilidade

Empresários

Institucional

Estudantes de Ciências Contábeis


Como ficar em dia na profissão


Registro e Anuidade em dia

Após realizar o Registro Profissional (clique aqui para obter as informações de como se Registrar), conforme determinação expressa no Decreto-Lei n.º 9.295/1946, é obrigatório o pagamento de anuidade pelos profissionais da Contabilidade (técnico em contabilidade e contador) e organizações contábeis (Sociedade, Empresário Individual, Empresa Individual de Responsabilidade Limitada – Eireli).

Anuidade de 2016

A anuidade referente ao exercício de 2016 foi regulamentada pelo Conselho Federal de Contabilidade, por meio da Resolução CFC nº 1.491/2015. Para imprimir a guia da anuidade, em cota única, clique aqui.

A anuidade de 2016 poderá ser dividida em até 7 (sete) parcelas mensais. Os parcelamentos requeridos após 31/03 têm seus valores atualizados, mensalmente, pelo IPCA e são acrescidos de multa de 2% e juros de 1% ao mês.

A guia do parcelamento da anuidade de 2016 poderá ser impressa pela internet. O acesso será permitido mediante utilização da senha pessoal (senha que possibilita o acesso aos serviços disponibilizados pelo CRCMG, como Decore e inscrições em cursos). Assim, para visualizar o seu cadastro, clique aqui e acesse a opção Acesso Restrito ao Cadastro do CRCMG, em Profissional. Digite o número do seu registro e a senha. Em Guia Pagamento, Débitos, estará disponível a opção para a impressão da guia em cota única ou a do parcelamento.

Para parcelamento da anuidade através de requerimento, clique aqui e envie a solicitação para o e-mail cobranca@crcmg.org.br

Cadastro

Caso ainda não possua a senha de acesso aos serviços do CRCMG, clique aqui. Preencha os dados solicitados e clique em “Enviar”. A senha será enviada para o e-mail cadastrado no sistema do CRCMG.

Clique aqui e atualize os dados cadastrais.

Anuidades de outros exercícios

Para a regularização de débitos encerrados, clique aqui.

Encaminhe sua dúvida ou solicitação para o e-mail cobranca@crcmg.org.br

Educação Continuada

Os profissionais em dia com o Conselho podem participar de diversas ações voltadas para a capacitação profissional. O CRCMG realiza cursos, palestras, eventos e seminários, além dos programas de Educação Profissional Continuada.

Clique aqui e confira os cursos e eventos programados e participe!

Para conhecer os convênios com instituições de ensino e as capacitadoras registradas no Programa de Educação Profissional Continuada, clique aqui.

Papel do CRCMG

Diferentemente de um sindicato profissional, que tem como prioridade defender os interesses coletivos de sua categoria ou individuais de seus integrantes, o Conselho exerce sua função de órgão regulador da profissão contábil. Sendo assim, é papel do CRCMG verificar se os profissionais do setor atendem às condições legais para o exercício profissional, cabendo a ele aplicar sanções disciplinares e administrativas às pessoas físicas e jurídicas que sejam consideradas faltosas com os deveres da atividade profissional.

Além de exercer essa função reguladora, o CRCMG tem como atribuição garantir que os profissionais regulamentados aperfeiçoem e ampliem seus conhecimentos através do Programa de Educação Continuada. Para isso, a entidade promove cursos, palestras e seminários, além de contar com convênios com várias instituições de ensino do estado, visando o aprimoramento da classe contábil. Ao longo do ano, são mais de 150 cursos e eventos realizados em todo o estado, abordando temas relevantes para o exercício da profissão e contribuindo para a qualificação e atualização dos contadores de Minas Gerais.

Saiba mais sobre a missão e o papel do CRCMG no Programa CRCMG Entrevista, da TV CRCMG. Clique aqui e acompanhe esse importante canal de comunicação.

Acesse a Cartilha Institucional e saiba mais sobre o Conselho.

Acesse a página do CRCMG no facebook: www.facebook.com/fCRCMG